ATO FALHO :
UM OLHAR PSICANALÍTICO
O Psicanalista Samuel Vilela aborda o tema do ATO FALHO, com profundidade e riqueza teórica, á luz da teoria psicanalítica de Freud.
Para quem é este Curso On-Line?

√ – Estudantes de Psicanálise
√ – Estudantes de Psicologia
√ – Psicanalistas e Psicólogos
√ – Interessados nos Segredos da Mente Humana
√ – Profissionais envolvidos em Saúde Mental
O que você irá aprender nesse curso?
Módulo 01
Você conhecerá o conceito de Ato Falho, para a Psicanálise, e compreenderá porquê esse fenômeno têm significados ocultos e revelam pensamentos e desejos inconscientes.
Módulo 02
Você aprenderá, a partir dos constructos teóricos que tratam do tema, na obra freudiana, adquirindo o conhecimento direto da fonte.
Módulo 03
Você aprofundará o entendimento sobre Ato Falho na Psicanálise e sua relação intrínseca com o inconsciente, observando como os ele se manifestam em situações do cotidiano e como podem ser analisados durante o processo terapêutico.
Módulo 04
Você aprenderá sobre as duas ferramentas fundamentais na prática psicanalítica: a Atenção Flutuante e a Associação Livre; e suas relações com o Ato Falho, na prática clínica.
Módulo 05
Você irá entender as questões éticas, na prática clínica, no manejo do Ato Falho, em situação de análise.
Módulo 06
Obterá uma importante síntese para a compreensão do tema e para atuação na prática clínica.

Olá!
Aqui é Samuel Vilela.
Sou Psicanalista, Graduado em Direito, Pós-graduado em Docência/Fundação Getúlio Vargas-FGV e Pós-graduado em Psicopatologia Psicanalítica do Divã à Polis (UNIGRAD). Sou ainda associado do Instituto de Psicanálise da Bahia (IPB) e membro do Núcleo de Investigação da Técnica Psicanalítica, desse conceituado Instituto.
Convido você a participar desse curso, o qual foi produzido com muito critério e cuidado, de maneira a oferecer um conteúdo de qualidade, com o devido aprofundamento que o tema merece.
Uma das motivações em realizar esse trabalho é justamente promover a Psicanálise, a partir de fontes fidedignas, seguras, fomentando a responsabilidade intelectual e o zelo na composição de materiais didáticos.
O tema escolhido para esse momento, o Ato Falho, oferece uma grande oportunidade para agregarmos conhecimentos importantes para a prática psicanalítica, sobretudo evidenciando as bases teóricas da psicanálise freudiana, buscando relacioná-las com as situações de nosso cotidiano, onde reinam motivações inconscientes, muitas vezes, adoecedoras.
Espero você nessa grande jornada! Até logo!
